O que é o bruxismo infantil?
O bruxismo infantil é uma condição muito comum entre crianças de 2 a 12 anos (mais comum na segunda infância entre os 5 e 8 anos) que costumam ranger ou apertar os dentes. Em geral, esse comportamento é involuntário e pode comprometer a qualidade de vida dos pequenos, podendo ocasionar outros problemas bucais.
O bruxismo caracteriza-se pelo ato de ranger, apertar ou friccionar os dentes de modo excessivo. Apesar de afetar a região bucal, a origem do bruxismo está no sistema nervoso central, por isso, o bruxismo é um ato involuntário. É por essa razão também que o problema é mais frequente durante o sono.
O aperto dos dentes pode acontecer ainda de forma semivoluntária, realizado pelas crianças quando estão acordadas.
Até 40% das crianças entre 3 e 6 anos em todo o mundo sofrem com o bruxismo infantil. Como o ranger dos dentes é mais comum durante a noite, muitas vezes os pais demoram para identificar o problema.
Só em casos mais graves é possível ouvir um barulho intenso que pode acabar acordando pessoas próximas à
criança. No entanto, existem outros sinais que ajudam a identificar o bruxismo em crianças:
Causas do bruxismo infantil?
Não existe um consenso sobre os fatores que provocam o bruxismo infantil, mas os especialistas concordam que a condição é multifatorial. Ou seja, fatores genéticos e ambientais são capazes de desencadear o problema.
Possíveis origens:
Local: o atrito entre os dentes é provocado por interferências no processo de desenvolvimento da dentição.
O uso de mamadeira e chupeta também pode levar ao desalinhamento da mordida e à má oclusão,
aumentando a predisposição para o bruxismo.
Psicológica: o problema também pode ser desencadeado por ansiedade e estresse das crianças. Mudanças na rotina acompanhada de outros hábitos, como morder bochechas, lábios e objetos, podem estimular o surgimento do bruxismo infantil.
Ocupacional ou Ambiental: essa causa está relacionada ao ambiente e às atividades extras que podem sobrecarregar a vida das crianças. As atividades extracurriculares, como aulas de inglês, balé e a prática de esportes competitivos, podem deixar as crianças pressionadas para cumprir horários, sem tempo para se divertir. O quadro aumenta o estresse e a sensibilidade dos pequenos.
Consequências do bruxismo infantil:
Normalmente, o bruxismo infantil é descontinuado a partir dos 6 anos sem maiores consequências. Se a condição persistir após esse período, pode comprometer a articulação temporomandibular (ATM), que promove a ligação entre a mandíbula e o crânio.
Com o ranger e o apertar dos dentes, podem surgir dores na região, provocando dificuldade para mastigar alimentos mais consistentes. Os músculos faciais também podem ficar mais sensíveis por causa da contração excessiva, ocasionando maior sensibilidade e esconforto muscular. Isso acontece quando essa articulação é eformada e desgastada pela força da mordida, resultando em dores de cabeça, ouvido, mandíbula ou inchaços. O que é mais preciso ficar atento, no entanto, são nas causas do bruxismo. Fazendo parte dos distúrbios do sono, como sonambulismo e até mesmo o ato de fazer xixi na cama que são bem comuns na infância, ele costuma ser causado também pelo estresse nas crianças.
O maior prejuízo ocorre nos dentes. Com o atrito excessivo , há um grande desgaste capaz de destruir o esmalte dentário, inflamar e expor a polpa dentária. O bruxismo infantil também pode acelerar ou atrasar a erupção dos dentes, contribuindo para um desalinhamento da arcada.
Tratamento do bruxismo infantil:
O diagnóstico do bruxismo infantil é baseado na informação trazida pelos pais ou responsáveis. O dentista também vai identificar os sinais dentários e as queixas de dores musculares e nas articulações do pequeno paciente. Por isso, é preciso estar atento aos primeiros sintomas e levar a criança ao consultório o quanto antes para evitar
complicações.
O distúrbio não apresenta uma cura definitiva, mas existem diferentes tratamentos que podem ajudar a amenizar os sintomas. O primeiro passo é identificar as causas por trás do bruxismo. Quando o problema ocorre em crianças, as técnicas odontológicas são combinadas com outras ferramentas.
Para proteger os dentes, o indicado é procurar um dentista para analisar a possibilidade de usar um aparelho ortodôntico para tratar o problema. As placas, tão conhecidas pelos adultos, não são as mais indicadas para os pequenos, já que a dentição ainda não está totalmente formada e a placa não acompanha o movimento dos dentes.
Os Aparelhos miofuncionais são extremamente eficazes no tratamento do bruxismo. São removíveis o que trazmaior conforto na rotina dos pequenos pacientes e maior higiene. A Orthodontica disponibiliza aos seus pacientes essa técnica ortodôntica indicada para a remoção de hábitos, alinhamento dentário e esenvolvimentos dos maxilares.
Já se a origem do problema tem fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, o acompanhamento psicológico pode ajudar a criança a compreender melhor os acontecimentos. Ela também vai aprender a lidar com asexperiências pessoais, diminuindo o hábito de apertar e ranger os dentes.
Cuidados que podem ajudar a prevenir o bruxismo infantil:
Sobre a Dra Flávia Dezzani:
A Dra Flávia Dezzani foi reconhecida pela Invisalign como uma das Ortodontistas que mais tratam casos no Brasil.
Muita tecnologia envolvida, um método de tratamento eficiente elaborado pela Dra Flávia e um aparelhoinovador: invisalign.
A Dra Flávia Dezzani é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especializações em Ortodontia e em Dentística Restauradora . São mais de 20 anos oferecendo o melhor aos meus pacientes, desde o tratamento ortodôntico eficaz até a devolução da autoestima.