Ortopedia Facial

Tratamento de Crianças e Adolescentes

Iniciar o tratamento cedo assegura melhores resultados, menos tempo e diminuição de despesas. É uma recomendação da Associação Americana de Ortodontia (AAO) que a primeira avaliação ortodôntica ocorra entre 6 e 7 anos de idade. Nessa fase o tratamento ortodôntico talvez não seja necessário, mas o grau de severidade das maloclusões pode ser atenuado ou até mesmo prevenido, em alguns casos, quando diagnosticado precocemente, utilizando-se procedimentos mais simples da ortodontia.

Um tratamento numa idade precoce evita um tratamento numa idade avançada, quando todos os dentes permanentes estão irrompidos, podendo o paciente apresentar a maloclusão instalada. Tanto na fase da dentição decídua quanto na fase de dentição mista, o tratamento ortodôntico preventivo deve ser realizado visando remover os obstáculos ao desenvolvimento favorável da face e da oclusão. Quando a intervenção ortodôntica não é necessária, o ortodontista pode cuidadosamente monitorar o crescimento e desenvolvimento e começar o tratamento no momento ideal. A prática da ortodontia para crianças e adolescentes é de responsabilidade do ortodontista.

Tratamentos em Adultos

O tratamento ortodôntico numa idade mais avançada pode melhorar sua aparência pessoal, elevar sua autoestima e melhorar sua saúde bucal de forma geral e sua qualidade de vida. Melhorar a saúde de seus dentes e do periodonto (tecidos gengivais) é igualmente importante. Dentes tortos e uma mordida errada podem contribuir para a gengivite e perda óssea, dores de cabeça e problemas na ATM (articulação têmporo mandibular) e o aumento da presença de cáries pela dificuldade de higienização.

As avançadas técnicas utilizadas na Clínica Orthodontica permitem reduzir o desconforto e a frequência de visitas ao dentista. Tratamentos mais rápidos com a possibilidade de você escolher as diversas opções existentes entre aparelhos metálicos, transparentes (estéticos) e aparelhos autoligáveis / autoligado. 

Ortodontia Cirúrgica

Há um sinergismo indiscutível entre a Ortodontia e a Cirurgia porque ambas buscam um lugar comum: o perfil harmônico dos pacientes.

A Ortodontia atua sobre os dentes e o processo alveolar, enquanto a Cirurgia Ortognática é reparadora, atuando paralelamente nos ossos basais, alveolares e nos anexos orais. O enfoque de ambas é funcional e estético, sendo a harmonia o objetivo principal.

A cirurgia corretiva da maxila e mandíbula (cirurgia ortognática) trata e corrige as anomalias dos ossos faciais, especialmente a mandíbula a maxila e os dentes. Muitas vezes, estas anormalidades causam dificuldades associadas à mastigação, fala, sono, respiração e outras atividades rotineiras. A Cirurgia ortognática corrige estes problemas e, em conjunto com o tratamento ortodôntico, irá melhorar a aparência global do perfil facial.

Entre em contato com a Clínica Orthodontica e venha conversar com a Dra Flávia Dezzani e Equipe sobre a melhor forma de transformar e viver um novo sorriso.

Ortodontia em Macaé, Rio das Ostras e região é com a Dra Flávia Dezzani.