Sobre o Ronco e Apneia do Sono
O ronco e apneia do sono são doenças graves que geram sérios prejuízos para a saúde física, mental e psicológica do paciente e seus familiares.
Pesquisas recentes comprovaram que 46% das pessoas entre 30 a 70 anos sofrem dessa doença, que é tecnicamente chamada de Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono.
O ronco e a apneia são diferentes, mas ambos geram impactos negativos na saúde.
O ronco ocorre quando o indivíduo tenta respirar durante o sono, mas a orofaringe (região da garganta) está parcialmente obstruída pela epiglote, base da língua e palato mole. Essas estruturas fazem um bloqueio parcial para a entrada do ar e, quando o indivíduo “puxa o ar” essas estruturas vibram e fazem o “barulho” do ronco. Dessa forma, pode-se dizer que o ronco é produzido pela vibração dos tecidos da garganta durante a passagem do ar.
A apneia ocorre quando essas mesmas estruturas (epiglote, base da língua e palato mole) realizam a total obstrução da orofaringe, impedindo completamente a passagem do ar.
Essa situação é muito grave e pode levar à morte. Alguns pacientes permanecem até 60 segundos ou mais sem respirar.
Doenças causadas pelo Ronco e Apneia do Sono
Doenças graves estão correlacionadas com o ronco sendo que o risco de desenvolver estas doenças é aumentado em 30 a 70% nos pacientes que roncam em relação aos que têm um sono saudável.
Doenças: Depressão e dores de cabeça, Perda da memória e da cognição, Mal de Alzheimer, AVC – Acidente Vascular Cerebral, Doenças cardíacas graves, Arritmia, Infarto, hipertensão arterial, morte súbita, parada cardíaca, Obesidade e síndrome metabólica, Alto risco de diabetes tipo II, redução dos hormônios da saciedade, aumenta o açúcar no sangue e altera funcionamento do pâncreas, Acúmulo de gordura no fígado e Disbiose intestinal.
DIAGNÓSTICO
Inicialmente é realizada uma Anamnese detalhada seguida da solicitação de exames como a Polissonografia para os casos graves e Biologix® para moderados a leves.
O Exame do Sono Biologix® é uma polissonografia domiciliar, utilizada para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento de ronco e apneia do sono. Esta avaliação é feita de maneira descomplicada, utilizando apenas um smartphone e um sensor compacto e sem fios.
Nosso teste capta e classifica os roncos do paciente, de modo a fornecer o nível de intensidade e o percentual de tempo de ronco durante todo o período de sono. Para isso, basta que o paciente utilize seu próprio celular, obtenha uma autorização de exame da Dra Flávia Dezzani que é uma Dentista credenciada e tenha o aplicativo instalado.
TRATAMENTO
A odontologia do sono é uma área da odontologia que trata o ronco e a apneia do sono com dispositivos intraorais. Esses dispositivos são usados durante o sono e ajudam a melhorar a circulação de ar, reduzindo o ronco e a apneia.
Os tratamentos odontológicos para ronco e apneia do sono são mais eficazes em casos leves ou moderados e incluem: Aparelhos intraorais (AIO), Placas de avanço mandibular e Orientações sobre higiene do sono.
Os AIO são dispositivos que se prendem aos dentes e avançam a mandíbula, melhorando a circulação de ar e evitando o ronco e a apneia.
O tratamento tem sido a alternativa mais conservadora no tratamento do ronco e da apneia do sono. De fácil adaptação, depois de confeccionado e devidamente ajustado, o paciente só precisa colocá-lo antes de dormir. O aparelho do ronco se assemelha a uma contenção, ou aparelho ortodôntico móvel. É discreto, não faz qualquer ruído, por isso é perfeito para noites tranquilas, inclusive para quem dorme acompanhado.
Para quem é recomendado o Aparelho do Ronco?
O tratamento com aparelho oral é indicado nos casos de ronco primário (sem apneia) e nas apneias obstrutivas leves e moderadas.
Qualquer dentista pode prescrever o Aparelho do Ronco?
Não. Por ser um tratamento moderno e inovador, ele deve ser acompanhado por dentistas que como a Dra Flávia Dezzani tem conhecimento e treinamento específico em odontologia do sono.
Como iniciar o tratamento com o Aparelho do Ronco?
Você agenda uma consulta de avaliação, onde a Dra Flávia irá fazer uma avaliação se o aparelho está indicado para o seu caso e se necessita de exames complementares e/ou acompanhamento multidisciplinar como o de um Otorrinolaringologista.
Eu uso prótese dentária, posso usar o aparelho?
Sim. O aparelho pode ser usado por quem faz uso de prótese e/ou tem implantes.
O aparelho oral precisa ser conectado na tomada?
Não. Ele é semelhante a um protetor bucal, daqueles utilizados por atletas, não utiliza fios nem cabo.
O aparelho machuca?
Não. Ele é confeccionado de acordo com a anatomia de cada paciente sendo assim totalmente personalizado. Ele é feito com uma superfície bem lisa, não dói nem machuca.
Quem irá realizar o seu tratamento:
A Dra. Flávia formou-se pela UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora e atua na Clínica Orthodontica desde 2004 onde é Diretora e referência em Ortodontia, em Invisalign e em Odontologia do sono.
Entre em contato e venha conversar com a Dra Flávia Dezzani sobre o seu tratamento e viver uma nova vida!